segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Estudo para ser ministrado na semana de 26 de janeiro a 01 de fevereiro de 2009.

Ø        Quebra-Gelo: Qual o aroma mais agradável que você já experimentou na vida?

________________________________________________________________________________________________

 

Derrubando as Fortalezas (5) – Carnalidade e Morte

 

Sarom é uma planície na Palestina situada entre as montanhas de Efraim e o Mar Mediterrâneo (leste – oeste) e entre o Carmelo e Jope (norte – sul). Muitos anos antes de Cristo esta região era de solo seco e rochoso. Entretanto, com plano de Deus, foi colocado ali o Seu povo. A partir daí começou a haver abundância e o lugar tornou-se famoso pela sua beleza e fertilidade. Passaram a viver em uma terra que emanava vida abundante, onde este povo começou a cultivar as rosas mais belas do mundo! Estas rosas exalam o mais puro perfume e possuem uma beleza sem igual, nunca antes vista até os dias de hoje. Por tamanha beleza e perfeição a “Rosa de Sarom” (Cantares 2:1) tipifica o Senhor Jesus que mesmo em meio a uma realidade corrompida e depravada foi capaz de viver uma vida santa e agradável a Deus, trazendo esperança ao homem caído e espiritualmente morto.

 

2 Coríntios 2:14 “Graças, porém, a Deus que em Cristo sempre nos conduz em triunfo, e por meio de nós difunde em todo lugar a fragrância do seu conhecimento; porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem. Para com estes, cheiro de morte para morte, para com aqueles, aroma de vida para a vida”.

 

Inspirado por Deus o apóstolo Paulo nos traz uma gloriosa revelação. Uma vez que tenhamos Jesus como nosso Senhor e Salvador, o Seu Espírito habita em nós e podemos exalar o mesmo perfume que Cristo exalava! Nesta ocasião Paulo enfrentava muitas lutas e tribulações em função da sua carreira ministerial, mas mesmo em meio a tantas adversidades ele sempre exalava este cheiro e com isso era conduzido em triunfo pelo Pai. Aleluia!

 

Mesmo tendo o Espírito Santo habitando em nós, quantas vezes nos calamos diante do mundo por vergonha de sermos tachados de retrógrados, antiquados ou caretas? Esquecemos que o mundo cada vez mais exala o mau cheiro de uma filosofia de vida cada vez mais apodrecida e infeliz. Assim, ao invés de impormos os valores do Reino de Deus, acabamos influenciados pelo meio. Com isso passamos a aceitar coisas do tipo: “casar virgem é coisa do passado”; “ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão”; “todos os caminhos levam a Deus”. Esquecemos que existem diversas pessoas sofridas que precisam de alguém que tenha a coragem de assumir a responsabilidade que Paulo assumiu: “Sede meus imitadores como também eu o sou de Cristo” Coríntios 11:1.

 

Mas porque Paulo também afirma que o perfume de Cristo é como cheiro de morte para os que se perdem? Porque a Bíblia nos garante que este perfume será o balizador usado no dia da Sua volta para separar o joio do trigo (Mateus 13). Naquele Dia aqueles que tiverem nascido de novo, ou seja, que exalam o perfume de Cristo, entrarão no gozo do Pai. Por outro lado, aqueles que estiverem espiritualmente mortos, ou seja, os que não exalam este perfume aguardarão para serem julgados de acordo com suas obras. Interessante observar que quando Jesus discursava sobre o dia da Sua gloriosa volta para buscar os Seus, em que “um ser(ia) tomado e deixado o outro” alguém lhe perguntou mais detalhes sobre este evento e Ele respondeu: “onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão os abutres” Lucas 17:37.

 

Que palavra forte! Um cadáver exala um cheiro horroroso! Graças a Deus que em Cristo somos chamados também de “sal da terra”! É através de nós que os cadáveres espirituais à nossa volta não apodrecem de vez e reacende neles a esperança de um dia torná-los também vasos de honra para arraigar a Rosa de Sarom!

 

Mas e quanto a nós, que tipo de aroma temos exalado? Que nestes dias possamos convidar Jesus para entrar em nossas vidas e torná-las como as planícies de Sarom, emanando vida, gozo e alegria! Que a fortaleza da mentalidade mundana e carnal seja substituída pela “mente de Cristo” e com isso todos os projetos de Deus sejam realizados em nós e através de nós!

 

________________________________________________________________________________________________

 

Ø        Perguntas para debate: Você tem exalado que tipo de perfume nestes dias? Sua vida tem trazido esperança para as pessoas à sua volta ou não tem feito a diferença? Gostaria de convidar Jesus para entrar em seu coração e tornar toda aridez em uma planície como Sarom?

 

Ø        Oração de Entrega: Senhor Jesus, transforma minha terra seca em uma planície como Sarom. Em Teu nome, Amém!

 

Ø        Nota: Amado líder,  não esqueça de arrecadar o Parceiro de Deus na sua célula.

Nenhum comentário: