segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Estudo para ser ministrado na semana de 12 a 18 de janeiro 2009.

Ø        Quebra-Gelo: Como é o seu relacionamento em família? Agradável e estimulante ou marcado por brigas e desentendimentos?

________________________________________________________________________________________________

 

Derrubando as Fortalezas (3) – Dívidas Emocionais

 

De todos os homens que passaram pelo planeta nenhum deles pode ser comparado a Jesus. Ele vem marcando gerações mesmo 2.000 anos após sua passagem pelo planeta. Ele foi capaz de fazer isso derramando sangue de apenas uma pessoa, o Dele mesmo. Em um dos momentos mais tensos de sua vida enquanto estava sendo preso, Pedro sacou uma espada e decepou a orelha de um dos soldados. Jesus então lhe repreendeu dizendo-lhe: “Mete a tua espada no seu lugar; porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão” Mateus 26:52. Interessante observar que o mesmo Jesus ensinava em uma ocasião anterior sobre as dificuldades que uma pessoa enfrenta quando decide viver uma vida que agrade a Deus: “Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada. Porque eu vim causar divisão entre o homem e seu pai, entre a filha e sua mãe, e entre a nora e sua sogra; e assim os inimigos do homem serão os da sua própria casa” Mateus 10:34. Fica claro no texto que Jesus estava falando de uma espada no sentido espiritual, pois o contexto trata de relacionamentos familiares. De fato Jesus nunca usou armas naturais e a declaração de Paulo em 2 Coríntios 10:4 corrobora estas declarações de Jesus. Mas como compreender o Príncipe da Paz promovendo divisões em relacionamentos, especialmente os relacionamentos familiares?

 

Um dia Jesus levou três discípulos a um alto monte e ali sua divindade foi revelada diante deles (Mateus 17:1-8). Nesta experiência de transfiguração Jesus se mostra como o Deus encarnado que viera para redimir a humanidade (João 1:14). Nesta ocasião, os três discípulos tiveram uma visão espiritual e viram Moisés e Elias ao lado de Jesus. Moisés representava a Lei, e Elias representava os Profetas. Antes da vinda de Jesus estas eram duas formas como Deus falava ao Seu povo. Por isso que Jesus sendo o Messias prometido em mais de uma oportunidade declarou que Ele tinha vindo ao mundo para cumprir o que havia sido dito através  “(da) Lei e (dos) Profetas” Mateus 7:12; Lucas 24:44.

 

Agora repare que interessante, os apóstolos Paulo e Pedro escreveram em suas epístolas textos que fazem referência a esta experiência da transfiguração de Jesus. Paulo menciona que em Cristo “habita corporalmente toda a plenitude da divindade” e Pedro, tendo sido testemunha ocular do fato narra a experiência vivida naquele monte (Colossenses 2:8-23 / 2 Pedro 1:16-21). Mas o que estes dois textos têm em comum? Ambos começam exortando a Igreja de Cristo a não se deixarem iludir por duas armas carnais usadas em nossos dias: o legalismo e a religiosidade. No primeiro Paulo fala contra aqueles que ainda tentam estabelecer um relacionamento com Deus com base na Lei, que vivem cheios de proibições e mandamentos que no fundo não tem qualquer “valor no combate contra a satisfação da carne”. Na continuação do segundo, Pedro fala contra aqueles que tentam estabelecer sua própria religião, interpretando as profecias bíblicas segundo seus próprios interesses ou entendimentos.

 

Aleluia! Deus está nos mostrando que em Jesus temos armas mais poderosas que aqueles que viveram antes de nós, pois Ele está acima da Lei e da Profecia. “Não penseis que vim anular a Lei ou os Profetas; não vim anular, mas cumprir” Mateus 5:17. Ou seja, Ele veio para nos dar uma nova dimensão do Reino de Deus ensinando-nos a estabelecer um relacionamento com o Pai em bases sólidas que transcendem todas as tentativas humanas de se chegar a Deus! Enquanto que a Lei fala Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra” Êxodo 20:12 e a profecia declara “Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor; e ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais” Malaquias 4:5; Jesus em uma aparente contradição com a Lei e a Profecia traz a espada no meio da família. Mas de que forma??? Muito simples, alguns vínculos familiares foram estabelecidos em bases erradas ou até doentias gerando indivíduos incapazes de crescerem e se tornarem as pessoas que Deus as criou para ser. Esta fortaleza também precisa cair!

 

Em nossos dias temos o filho que faz uma faculdade que não gosta pois este era o sonho do pai; temos o filho que não casa porque foi criado pela mãe para substituir um pai ausente ou falecido; temos a filha que não entrega a vida a Jesus porque a tradição religiosa da família nunca aceitaria. A lista dos endividados emocionais é interminável e ao invés de viverem os sonhos de Deus vivem as projeções, frustrações e enganos daqueles que mais amam na vida. Amados, somente a “espada” mencionada por Jesus é capaz de promover esta “divisão” que coloca estes indivíduos novamente no plano perfeito do Criador. O mais interessante disso tudo é que uma vez feita esta divisão, os relacionamentos familiares melhoram muito, pois não estão mais marcados pelas ansiedades e frustrações de antes. Entregue sua vida a Jesus e veja sua família sendo transformada!  

________________________________________________________________________________________________

 

Ø        Perguntas para debate: Como você tem se relacionado com sua família? Você tem vivido os sonhos que Deus colocou em seu coração ou vive os sonhos deles? Como o estudo de hoje pode te ajudar a viver os sonhos de Deus?

Ø        Oração de Entrega: Senhor Jesus, ensina-me a me relacionar corretamente com minha família. Em Teu nome, Amém!

Ø        Nota: Amado líder, estude para esta célula com antecedência. Leia todas as referências e ore pelo assunto.

Nenhum comentário: