segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Estudo para ser ministrado na semana de 19 a 25 de janeiro 2009.

Ø        Quebra-Gelo: O que você gosta de fazer quando está sozinho?

________________________________________________________________________________________________

 

Derrubando as Fortalezas (4) – Isolamento

 

Estamos neste mês buscando em Deus descobrir as fortalezas mentais que limitam nossa existência e conseqüentemente a ação de Deus em nossas vidas. Vimos que a nossa inteligência é uma dádiva de Deus e basta apenas ser redescoberta para liberarmos as mais criativas soluções para este mundo. Em seguida aprendemos o poder que as nossas memórias exercem em nós e como podemos em Deus reeditar as lembranças de dor recebendo com isso a cura. Por último vimos como as dívidas emocionais podem nos fazer caminhar no sentido contrário a vontade perfeita do Pai. Hoje vamos descortinar mais uma fortaleza que tem aprisionado milhares de pessoas: a tendência humana ao isolamento.

 

Podemos constatar facilmente esta tendência em nós quando somos submetidos a sentimentos de frustração ou tristeza. Somos capazes de abrir mão das programações que mais curtimos como cinema, teatro ou praia simplesmente para ficarmos isolados do mundo. Algumas vezes desejamos dormir e não mais acordar. Nestas horas o sono aparenta ser a melhor fuga. Essa postura denuncia nosso orgulho e vaidade, pois além de não querermos mostrar nossa fragilidade, dizemos às pessoas com esta atitude que nossa crise é tão profunda que ninguém é capaz de nos entender, muitas vezes pensamos que nem mesmo o próprio Deus. Basta alguém se aproximar de nós nestas ocasiões que vomitamos murmurações e questionamentos. No entanto a Bíblia nos traz uma péssima notícia: “Certo é que Deus não ouve o grito da vaidade, nem para ela atentará o Todo-Poderoso” Jó 35:13.

 

Em toda a Bíblia não encontramos um único momento em que Deus tenha falado com um homem prostrado em atitude de derrota, enquanto olhava para o próprio umbigo (exemplo Josué 7:10). Vamos estudar hoje a vida de Elias, um dos maiores profetas que Israel já teve. Elias foi grandemente usado por Deus e um dos seus maiores feitos foi ter enfrentado os 400 profetas de Baal no monte Carmelo. Baal era um deus pagão que estava sendo adorado por muitos e Elias desafiou estes profetas para um duelo. Aquele que clamasse ao seu deus e este “respondesse por fogo, esse é que é Deus” 1 Reis 18:24. Os profetas de Baal então sofreram uma derrota arrasadora para o Deus de Israel, o único e verdadeiro Deus. Após esta grande vitória, Jezabel ameaçou Elias de morte. Jezabel era uma mulher que havia se casado com o rei Acabe e introduziu em Israel o culto a Baal. Diante desta ameaça o profeta Elias fugiu para um deserto isolando-se de tudo e de todos. Chegou a pedir para si a morte pois não se julgava melhor que seus pais (19:4). Mas Deus tinha outros planos para Elias e para Seu povo. Vejamos então como Deus lidou com Ele (leia para todos 1 Reis 19:1-18).

 

Primeiramente um anjo apareceu e disse-lhe para se levantar e lhe deu comida e água. Não satisfeito Elias comeu, bebeu e voltou a dormir. Novamente o anjo o acordou e disse para ele comer novamente pois a caminhada seria longa (v.7). Muitas vezes nos distanciamos tanto do propósito de Deus que precisamos de uma longa caminhada para nos colocarmos novamente na posição correta. Que bom que Elias se levantou e obedeceu a voz do anjo do Senhor caminhando 40 dias. Após esta longa caminhada Elias chegou a uma caverna no monte Horebe. De todos os lugares que Elias poderia ter ido o pior deles seria uma caverna! Foi quando Deus por duas vezes lhe fez a mesma pergunta: “Que fazes aqui, Elias?” (v.9 e v.13). Deus nos ama com um amor muito grande e todas as vezes que nosso orgulho e vaidade nos levar para longe Dele seremos constrangidos em espírito para nos questionarmos o que estamos fazemos longe Dele. Elias só soube dar a mesma resposta por duas vezes e Deus não fez sequer um único comentário sobre as razões apresentadas por ele, apenas disse para ele ir ungir um rei (exercer sua missão).

 

Nesses momentos de crise o que mais queremos é ver um sinal sobrenatural, um milagre glorioso ou a poderosa voz do Altíssimo como de muitas águas! Enfim, queremos ver ou ouvir algo que fortaleça a nossa fé! Mas repare que interessante a narrativa de como Deus revelou-se a Elias na porta da caverna (v.11 e v.12). Deus não estava em nenhuma das manifestações fortes e impetuosas, Deus estava na brisa suave... Enquanto nossa carne berra, Deus sussurra em nossos ouvidos.... Uma voz mansa e suave... Capaz de “dissipar” numa simples brisa as mais poderosas fortalezas.... Afinal de contas: “O irmão ofendido resiste mais que uma fortaleza, suas contendas são ferrolhos de um castelo” Provérbios 18:19.

 

Amados, o que faremos diante das crises? Devemos aprender com Jesus que no momento mais angustiante e triste de sua vida correu para os pés do Pai e levou consigo três discípulos (Mateus 26:36-39), ou seja, Ele nunca se isolou!

 

“Aquele que vive isolado busca seu próprio desejo; insurge-se contra a verdadeira sabedoria” Provérbios 18:1.

________________________________________________________________________________________________

 

Ø        Perguntas para debate: Você gosta de estar a sós, em sua própria companhia? Quando atravessa momentos de crise sua tendência tem sido se isolar ou procurar um ombro amigo? Gostaria de aprender a confiar em Deus 100% do tempo?

 

Ø        Oração de Entrega: Senhor Jesus, ensina-me a viver em intimidade com meus irmãos e contigo. Em Teu nome, Amém!

 

Ø        Nota: Amado líder, este assunto pode tocar em situações muito íntimas. Escute muito e fale pouco. Seja um bom ouvinte! 

Nenhum comentário: