segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Estudo para ser ministrado na semana de 29 de dezembro de 2008 a 04 de janeiro de 2009.

Ø        Quebra-Gelo: Comente: O sistema educacional tem estimulado os alunos a serem engenheiros de novas idéias ou pedreiros das mesmas obras?

________________________________________________________________________________________________

 

Derrubando as Fortalezas (1) – Redescobrindo a Inteligência           

 

De todos os órgãos do corpo humano nenhum deles é tão pouco conhecido como o cérebro. É ele quem comenda todas as funções vitais do nosso organismo e é também a sede da memória e da inteligência. O sistema educacional é de fundamental importância em uma sociedade. Ele tem como papel primordial estimular esta inteligência, preparando os jovens para a vida adulta, tornando-os cidadãos capazes de contribuir para a construção de uma sociedade melhor e mais justa. No entanto, é interessante observar que nos EUA um em cada cinco alunos que abandonam a escola é depois diagnosticado como superdotado (Fonte: Época – nov/07). Ou seja, nem mesmo o país mais desenvolvido do mundo tem conseguido estimular adequadamente a inteligência humana. ”A educação trabalha com a uniformidade do comportamento. Todos têm de pensar igual, vestir igual, usar a mesma linguagem”, afirma Denise Fleith doutora em Psicologia Escolar pela Universidade de Connecticut. Seria exagero afirmar que os alunos têm sido mais estimulados a serem repetidores de informações do que a desenvolverem suas próprias idéias? Como diz Augusto Cury, “a memória funciona como um canteiro de dados para que o homem se torne um construtor de pensamentos”.

 

Pesquisas recentes tem revelado que a inteligência humana não se restringe apenas ao desempenho nas tradicionais disciplinas escolares, esta é apenas um tipo de inteligência. Existem também pessoas com grande potencial criativo, capazes de produzir grandes obras artísticas ou científicas a partir de sua sensibilidade aguçada. Temos também aqueles com grande capacidade sócio-afetiva, que tornam-se grandes líderes e promotores de convivência em grupo. Outro tipo são os de capacidade sensório-motor, que apresentam talento esportivo, boa coordenação motora e percepção sensorial. Somos seres únicos, criados por Deus com um amor e um zelo impressionantes para trazermos a existência as respostas divinas para as necessidades humanas (Salmo 139). Infelizmente o que o nosso sistema educacional muitas vezes acaba fazendo é padronizando essa multiforme sabedoria divina, resultando em indivíduos com um baixo senso de valor, pois quando nossa inteligência não é estimulada corretamente acabamos nos desanimando e entregando os pontos, como acontece com os alunos superdotados nos EUA.

 

1 Pedro 4:10 “servindo uns aos outros conforme o dom que cada um recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus”.

 

Costuma-se dizer que um dos lugares mais ricos que existem são os cemitérios. Ali estão enterradas as mais belas canções que nunca foram compostas, os mais inspiradores livros que nunca foram escritos, as mais criativas soluções científicas que nunca foram descobertas. São homens e mulheres de todas as idades esmagados pelas frustrações da vida que os levaram a enterrar seus maiores talentos e dons. Mas e quanto a nós que estamos vivos? Vamos deixar que o sistema defina nossa identidade e os nossos valores?  

 

2 Coríntios 10:4 “as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus para destruir fortalezas; anulando todo sofisma e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência a Cristo”.

 

Um sofisma é um falso conceito profundamente enraizado dentro de uma pessoa, de maneira que somente o poder sobrenatural de Deus é capaz de arrancar. Albert Einstein um dos maiores físicos da história jamais havia sido tratado como um gênio, primeiro porque aprendeu a falar tarde demais, segundo porque seu impulso criador chocou-se com a marca do sistema educacional: “antes de começar a propor qualquer coisa nova, é preciso aprender o que existe”. Mas ele rompeu com este sofisma e revolucionou a ciência. Talvez você não se julgue capaz de produzir algo de valor para o mundo, mas em você existem soluções maravilhosas de Deus para sua família, para seus amigos e para as pessoas a sua volta, pois em Cristo sua inteligência pode ser redescoberta!

 

Ao longo deste mês estaremos estudando sobre outras fortalezas mentais que limitam a nossa existência e nos impedem de vivermos os sonhos que Deus plantou em nós. Lembre-se que Jesus escolheu doze homens aparentemente sem grandes talentos e através deles revolucionou a história! Você é nosso convidado especial nesta busca.

________________________________________________________________________________________________

 

Ø        Perguntas para debate: Você consegue identificar seus maiores dons e talentos? Seus anos de estudo têm te ajudado a desenvolvê-los? Como o estudo de hoje pode te ajudar a usar o que você tem de melhor e abençoar outros?

 

Ø        Oração de Entrega: Senhor Jesus, ajuda-me a descobrir meus dons e minha vocação. Quero usá-los para Sua Glória. Em Teu nome, Amém!

 

Ø        Nota: Amado líder, estimule os participantes a acreditarem naqueles sonhos que foram enterrados pelas frustrações da vida. Mostre a eles que os sonhos que Deus coloca em nós jamais morrem.

Nenhum comentário: