quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Estudo para ser ministrado na semana de 22 a 28 de dezembro de 2008

Ø        Quebra-Gelo: Se você encontrasse uma lâmpada mágica e pudesse fazer 3 pedidos ao gênio quais pedidos seriam?

________________________________________________________________________________________________

 

Festa das Colheitas (2) – Sonhos e Desejos          

 

 

Estamos na semana de uma festa dita cristã mundialmente conhecida. O período de Natal é um dos melhores períodos do ano para o comércio. É nesta festa que as pessoas têm o hábito de se presentearem e normalmente esta festa envolve muita comida e muita bebida. As crianças esperam ansiosas pela chegada do papai Noel, figura inspirada em São Nicolau, um bispo que viveu no século III na região conhecida hoje como Turquia. Dizem que Nicolau era um homem que gostava de presentear crianças carentes e sua história foi popularizada em 1809. Mas somente em 1931 em uma campanha publicitária da Coca-Cola visando atingir o público infantil, foi que o papai Noel ganhou a vestimenta que se tornaria mundialmente conhecida. Mas porque o Natal é comemorado no dia 25 de dezembro já que não se sabe o dia do nascimento de Jesus? Este era o dia em que o deus Sol era venerado por povos pagãos na Europa. Foi em função disso que a igreja católica através do bispo Libério institui este dia como dia oficial para comemoração do nascimento de Jesus. O objetivo era cristianizar estes povos associando aos simbolismos pagãos o fato de Jesus ser o Sol da Justiça e luz do mundo.

 

Curiosidade: Podemos estimar pela Bíblia que Jesus nasceu em outubro, na Festa de Tabernáculos.

 

Pela Palavra de Deus é fácil entender que Jesus não quis ser lembrado pelo seu nascimento, mas apenas pela sua morte (Páscoa). O fato é que esta tentativa humana de criar uma nova data comemorativa resultou em uma festa puramente comercial, destituída de qualquer significado bíblico, em que a figura do “velhinho propaganda” só serve para denunciar os desejos transitórios do homem consumista, cujo “deus é o próprio ventre” Filipenses 3:19. De fato papai Noel “não se esquece de ninguém”, só das crianças pobres! Independente disso quem não gostaria de ter todos os seus desejos realizados seja por Noel ou por Aladim, o gênio da lâmpada mágica? Pois cerca de 970 anos antes de Cristo ocorreu um episódio que nos lembra estas figuras mitológicas, mas que foi extremamente real. Foi quando Salomão assumiu o reino de Israel e Deus veio até ele em sonho e disse: “Pede-me o que quiseres que eu te dê” 1 Reis 3:5. Salomão estava diante de uma oportunidade que muitos mortais na face da terra gostariam de ter! E sabe o que ele pediu? Sabedoria para governar sobre a nação de Israel! Salomão não pediu longevidade, riquezas e nem a morte dos seus inimigos. Seu altruísmo teve conseqüências, Deus disse que até o que ele não tinha pedido Ele lhe daria: riquezas e glória além de longevidade, desde que não se desviasse do caminho reto.

 

 

Talvez você não tenha realizado em 2008 seu grande sonho, mas saiba que as promessas de Deus nunca falham, basta conservar dentro de si um coração humilde e temente a Deus e o Senhor o abençoará, afinal de contas: “o galardão (recompensa) da humildade e do temor do Senhor é riquezas, e honra e vida” Provérbios 22:4 .

 

A resposta do Senhor a Salomão nos leva a compreender dois aspectos do nosso Deus. O primeiro é que Ele deseja nos fazer prosperar em todos os níveis: na saúde, nas finanças, na profissão e até mesmo nos relacionamentos. O segundo é que além de querer um relacionamento íntimo conosco, Deus nos incentiva a nos aproximarmos Dele com petições ligadas ao Seu Reino. O problema é que a maioria das pessoas pensa que Deus é papai Noel ou Aladim e que vai estar à nossa disposição para satisfazer todas as nossas vontades e caprichos. Não existe nada mais enganoso de que isso! Não é à toa que muitas orações não são respondidas. Tiago nos explica: “Pedis e não recebeis porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres” Tiago 4:2.

 

Somente aqueles que aceitam o desafio de permanecerem ligados a Jesus podem morrer para si mesmos, ou seja, para suas vontades egoístas como Salomão no início de seu reinado. Para estes suas orações têm o poder de fazer a mão de Deus se mover a seu favor, pois os desejos do coração do Pai se tornam os seus próprios desejos. Por isso que Jesus nos disse que: “Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será feito” João 15:7. Além disso: “esta é a confiança que temos nele, que se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve” 1 João 5:14. Agora podemos desejar aos nossos amigos e parentes com entendimento: um feliz Natal e um próspero ano novo!

________________________________________________________________________________________________

 

Ø        Perguntas para debate: Você já separou um tempo para fazer um balanço do ano de 2008? Como foi este ano para você? Qual o seu maior sonho para o ano de 2009 e como o estudo de hoje pode ajudá-lo a alcançar este sonho?

 

Ø        Oração de Entrega: Senhor Jesus, eu te entrego todos os meus sonhos em Tuas mãos. Seja o meu Guia em 2009. Em Teu nome, Amém!

 

Ø        Nota: Amado líder, torne sua célula atrativa. Estude com antecedência e evite ler na íntegra o texto! Seja flexível, faça adaptações e enfatize os aspectos que estejam mais ligados à realidade dos participantes.

Nenhum comentário: